tag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.comments2011-06-15T12:31:36.923-03:00música de câmarascazarim de beauvoirhttp://www.blogger.com/profile/05846667016830492377noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-74226623738362639342011-06-15T10:43:40.444-03:002011-06-15T10:43:40.444-03:00achei muuito bonito.achei muuito bonito.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-7643104889514920492011-03-03T18:00:22.078-03:002011-03-03T18:00:22.078-03:00bonito pra caramba isso.bonito pra caramba isso.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-26253247465090160562009-10-12T11:31:32.824-03:002009-10-12T11:31:32.824-03:00Se a alegria viesse como um som quase inaudível, t...Se a alegria viesse como um som quase inaudível, teríamos, quem sabe, uma possível leitura positivista em nosso século!<br /><br />Através de avançados equipamentos de análise sonográfica e spectral, podemos ao menos apreciar tais frequências que antes não podíamos ouvir. Podemos amplificá-las, transformá-las, modificar sua altura frequencial em oitavas! Assim, podemos apreciá-las um pouquinho.<br /><br />Paralelamente, consideremos a posibilidade de encontrarmos meios semelhantes para o que seria uma "apreciação" dessa alegria quase impossível de ser sentida.<br /><br />Dessa forma, seria possível reduzir as frequências da angústia, em prol de ciclos mais estáveis, menos trágicos! Quem sabe teríamos então momentos mais belos! Ainda que paradoxalmente "artificiais"... Apesar do fato de o ser humano possuir em seu íntimo, concomitantemente, artificialismos e autenticidades multiplas, inconstantes.<br /><br />Um grande abraço musical,Marcos Paulo Blasques Buenohttps://www.blogger.com/profile/11087913416679166579noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-7129725030882929602009-10-12T11:29:49.112-03:002009-10-12T11:29:49.112-03:00Se a alegria viesse como um som quase inaudível, t...Se a alegria viesse como um som quase inaudível, teríamos, quem sabe, uma possível leitura positivista em nosso século!<br /><br />Através de avançados equipamentos de análise sonográfica e spectral, podemos ao menos apreciar tais frequências que antes não podíamos ouvir. Podemos amplificá-las, transformá-las, modificar sua altura frequencial em oitavas! Assim, podemos apreciá-las um pouquinho.<br /><br />Paralelamente, consideremos a posibilidade de encontrarmos meios semelhantes para o que seria uma "apreciação" dessa alegria quase impossível de ser sentida.<br /><br />Dessa forma, seria possível reduzir as frequências da angústia, em prol de ciclos mais estáveis, menos trágicos! Quem sabe teríamos então momentos mais belos! Ainda que paradoxalmente "artificiais"... Apesar do fato de o ser humano possuir em seu íntimo, concomitantemente, artificialismos e autenticidades multiplas, inconstantes.<br /><br />Um grande abraço musical,MARCOS PAULO BLASQUES BUENOhttp://marcospauloblasquesbueno.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-15702184322573415112009-04-23T15:02:00.000-03:002009-04-23T15:02:00.000-03:00o problema é que beethoven não é nem romântico nem...o problema é que beethoven não é nem romântico nem clássico. ou melhor, talvez seja ele o ponto em que, na música, tudo poderia vir a ser: a legitimação do legado beethoviano como o germe do romantismo pelos românticos como brahms, liszt ou schumann é apenas uma auto-incompreensão e má apropriação das influências de beethoven. para ser mais preciso, enquanto efetividade, ou seja, enquanto o que restou e perdurou, beethoven é romântico; enquanto aquilo que não era garantia de futuro, enquanto era compositor vivo, incerto, pesquisador, violento, beethoven não era senão (e que este 'senão' seja entendido como a mais positiva caracterização de um homem de gênio) um quase.<br /><br />mas deixemos beethoven de lado por ora, porque penso muito mais no romantismo reconhecível, nessa frase alargando-se, como em chopin, rachmaninoff, liszt e, sobretudo, strauss, mahler e wagner. não que eu entenda mais de música ou que isso seja o bastante para explica o que eu disse. é que, em música, as associações que traço são muito visuais e táteis às vezes. por exemplo, olho para os arcos nos noturnos de chopin ou nas peças de schumann, skriabin e tantos outros. e lá está o grande arco <I>traçado, visível</I>. as palavras me tornam cego. porém, <I>ouço mais e melhor</I>. <br /><br />uma última palavra sobre beethoven: o que me intriga é saber como, nos três pilares da nova música (schoenberg, debussy e stravinsky) o que parece ressurgir é justamente a concisão dos motivos de beethoven. não é à toa que arthur netrovski diz (aproximadamente), com propriedade, que beethoven é o primeiro moderno.cazarim de beauvoirhttps://www.blogger.com/profile/05846667016830492377noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-88215174691691485552009-04-23T10:38:00.000-03:002009-04-23T10:38:00.000-03:00Não sei se concordo com a sua afirmação sobre româ...Não sei se concordo com a sua afirmação sobre romântismo em literatura. Daquilo que conheço, o romântismo enquanto corrente literária é dos mais fáceis de ver, classificar, analisar, talvez por se afirmar de forma tão definitiva, tão dramática: Sturm und Drang. Esta agitação excessiva, sibarita, é fácil de ver, de medir em literatura. Aliás, é precisamente por ser tão fácil de ver que é tão facilmente transvestido, caricaturado, açucarado até chegar ao conceito actual de romantismo. Porque acredite, esta noção actual é uma desapropriação, uma corrupção da noção original. <br />Já se falarmos de uma peça assumidamente romântica, a abertura do Fidelio, que é uma favorita minha, por exemplo, sinto-lhe a agitação interior, mas não tão clara que seja caricaturável. Mas também é verdade que percebo mais de literatura que de música.Passionáriahttps://www.blogger.com/profile/08655790839033393362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-1173057912613755212009-03-12T19:28:00.000-03:002009-03-12T19:28:00.000-03:00tens razão. quanto ao alemão e ao post de modo ger...tens razão. quanto ao alemão e ao post de modo geral, o que quis enfatizar que (odeio quando o autor se explica, mas, enfim, vá lá que já comecei mesmo:) não é a redenção que me interessa na salvação, e por isso eu não citei o termo <I>Erlösung</I>, que tem em comum a mesma raiz do termo 'resolver' e do substantivo 'solução'(<I>lösen</I> e <I>Lösung</I>, respectivamente). porque a salvação não me/nos resolve nada. ela só abre e fecha coisas. (ok, confesso que isto nem tem a ver com o comentário da passionária, mas eu gostaria de dizê-lo mesmo assim.)cazarim de beauvoirhttps://www.blogger.com/profile/05846667016830492377noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-73515391977025406082009-03-12T13:03:00.000-03:002009-03-12T13:03:00.000-03:00Está a esquecer-se de outro termo inglês que signi...Está a esquecer-se de outro termo inglês que significa salvação: deliverance, do mesmo verbo deliver, de entregar(se). Do alemão, que não falo, não comento.Passionáriahttps://www.blogger.com/profile/08655790839033393362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-25566253759574130882009-02-23T13:31:00.000-03:002009-02-23T13:31:00.000-03:00http://www.youtube.com/watch?v=ZfPlBBx0KIYhttp://www.youtube.com/watch?v=ZfPlBBx0KIYPassionáriahttps://www.blogger.com/profile/08655790839033393362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-3118862355613567402008-11-28T10:47:00.000-02:002008-11-28T10:47:00.000-02:00Heidegger é demasiado preso à palavra, para meu go...Heidegger é demasiado preso à palavra, para meu gosto,claro. E como traduzir é traír, não me parece que lhe compreendamos totalmente o sentido. Reconheço, de qualquer modo, a necessidade dele de criar novas palavras, cunhá-las com bocados de outras para exprimir precisamente uma ideia, um sentimento, um estado. Calha é não sermos todos Heidegger, nem poder sê-lo. Num mar de novas palavras cunhadas o espaço comum dos falantes limitar-se-ia a trivialidades quotidianas, pois o discurso estaria cheio de implicaturas incompreensiveis fora de nós enquanto ser presente (dasein). Assim fazemos o melhor que podemos, usando os caminhos trilhados das palavras já existentes para traduzir o que se sente, como a angústia. Confesso que sempre que escrevi nunca consegui traduzir, para elas, aquilo que se sente. Como se escreve a angústia, ou a perda, ou a dor ou outra coisa qualquer? Não escreve. Ou escreve recriada, romanceada, revivida, analisada, esquematizada. O escrevedor, como o poeta de Fernando Pessoa, é um fingidor. Assim podemos deixar por dizer o que não se diz, como as angústias e todas as outras coisas íntimas, muitas vezes sem nome, ou escrevê-las, mas comn um fim, como ponto de partida, pedra de toque ou tijolos de construção. De si, só por si não se define. Nem tem por que se definir. <BR/><BR/>i. <BR/><BR/>Ps: duas coisas: sempre detestei linguística, até perceber que é (muito) a explicação do mundo. Experimente pegar-lhe. <BR/><BR/>Ps2: venho poucas vezes, mas cada vez que venho, põe-me sempre a pensar. Boa :).Passionáriahttps://www.blogger.com/profile/08655790839033393362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-39284761315110778662008-02-08T06:26:00.001-02:002008-02-08T06:26:00.001-02:00nem sei se tem a ver.nem sei se tem a ver.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-45971947566133543232008-02-08T06:26:00.000-02:002008-02-08T06:26:00.000-02:00não sei o que dizer, exceto que instante algum, to...não sei o que dizer, exceto que instante algum, todos eles, escapam pela mão.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-6254091115924999342008-02-03T20:58:00.000-02:002008-02-03T20:58:00.000-02:00como nietzsche citado por carazim. é, eu sei como ...como nietzsche citado por carazim. é, eu sei como funciona.cazarim de beauvoirhttps://www.blogger.com/profile/05846667016830492377noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-84770910784375502702008-02-03T20:16:00.000-02:002008-02-03T20:16:00.000-02:00é uma bonita teoria. dessa vez, sem complicações e...é uma bonita teoria. dessa vez, sem complicações entre feio e belo.<BR/><BR/>muito bonita, aliás. muito. tanto de ler, como de sentir.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-67788283725674731072008-02-03T20:15:00.000-02:002008-02-03T20:15:00.000-02:00pegar a idéia de cores já foi alguma coisa. de res...pegar a idéia de cores já foi alguma coisa. de resto, lindo de ler.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-31398086322131262362008-02-03T20:14:00.000-02:002008-02-03T20:14:00.000-02:00interessante que isso sempre peça para terminar pa...interessante que isso sempre peça para terminar para baixo.<BR/>o que vem depois é mais grave, por assim dizer.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-62809590597327730162008-02-03T20:13:00.000-02:002008-02-03T20:13:00.000-02:00gosto do uso de parênteses assim. muito, aliás. da...gosto do uso de parênteses assim. muito, aliás. das multiplicidades.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-23014315781023032082008-02-03T20:10:00.000-02:002008-02-03T20:10:00.000-02:00e que medo, aliás.rsaliás, tati veio parar aqui po...e que medo, aliás.<BR/>rs<BR/>aliás, tati veio parar aqui por indicação minha.<BR/>elos. conexões. sei lá. rsbeta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-57376545267750200112008-02-02T16:10:00.000-02:002008-02-02T16:10:00.000-02:00Que surpresa!Quando eu faço propaganda dos seus bl...Que surpresa!<BR/>Quando eu faço propaganda dos seus blogs e os mando pro Beto...ele entra e tem um post sobre isso.<BR/>:)Tatianehttps://www.blogger.com/profile/04201589856706262523noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-62688254764270934372008-01-02T10:32:00.000-02:002008-01-02T10:32:00.000-02:00Telepata, eeeeu? Imagina. =)Ai Deus, você é músico...Telepata, eeeeu? Imagina. <BR/><BR/>=)<BR/><BR/>Ai Deus, você é músico. Que perigo.<BR/><BR/>Se a valsa está parada no ar, existe a possibilidade de trocar o ritmo, ou não?Athenahttps://www.blogger.com/profile/05382295232273937452noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124235467408035092.post-49358479065837978842007-12-28T15:25:00.000-02:002007-12-28T15:25:00.000-02:00achei bastante muito bom. realmente bastante muito...achei bastante muito bom. realmente bastante muito.beta(m)xreishttps://www.blogger.com/profile/14208624558712726075noreply@blogger.com